Seo On Page

Seo On Page – Guia Final de Otimização Interna

Seo On Page

O que é seo on page? É nada mais do que os elementos necessários em seu site para garantir uma otimização interna pensando em atingir um melhor posicionamento na busca do google.

Claro que backlinks ( seo off-page ) continuam sendo o principal fator de rankeamento, por mais que muita gente bata na bobagem de que apenas o conteúdo basta.

Apesar disso, com o passar do tempo o seo on page ou seo interno começou a ganhar mais importância e sua estrutura precisa ser sólida, sem ela mesmo com os melhores backlinks seu site não subirá.

O primeiro passo antes de tudo é definir a palavra chave com qual irá trabalhar. No artigo como escolher palavras chave explico melhor como encontrar as palavras corretas para o seu conteúdo.

Depois disso você deve seguir esses 13 itens cruciais se deseja otimizar seu artigo com perfeição. E ainda, no final deste texto, veja 2 bônus que vão dar super poderes SEO aos seus artigos.

Use a palavra chave no Título

O título é um dos principais ítens pensando na otimização.

Tente usar sua palavra chave no começo do título, quanto mais próximo do começo melhor.

Por ex: A palavra chave otimizada neste artigo é Seo On Page.

Meu título então ficou como: Seo On Page – Guia Final de Otimização Interna,

Lembre-se esse título deve estar na metatag title e Também na tag inicial h1. Geralmente temas de wordpress já deixam  o título como H1.

Não passe de mais de 60 caracteres na metatag title, para garantir a exibição completa de seu título.

Caso seu site seja wordpress instale o Plugin All in one Seo Pack, ele irá adicionar essas opções para preenchimento.

Pense que o título não é só uma forma de otimizar o artigo, mas também de chamar atenção na busca do Google.

A taxa de cliques (CTR) também influencia o posicionamento no google, por isso um título chamativo ajudará na melhoria do posicionamento.

Para saber o CTR de cada palavra chave, instale o Google Search Console em seu site.

Descrição

A famosa meta tag description é outra forma de melhorar o CTR.

Mesmo que você não coloque uma descrição, o Google irá selecionar uma parte do texto geralmente com a palavra chave e exibí-la.

Isso pode tornar a descrição muito menos objetiva e esclarecedora em relação ao que se trata a página, diminuindo seu CTR.

Por isso capriche, descreva com clareza o que aborda a página.

No caso de WordPress, novamente o plugin All in one seo pack poderá te ajudar.

URL amigável

Alguns sites, principalmente alguns de wordpress, usam urls confusas, com informações desnecessárias.

Por ex um site sobre noticias da copa exibindo em relação a um jogo poderia exibir dessas formas a url:

www.copa.com.br/categoria/30/jg-13 ( não informa nada sobre o que se trata a página )

ou um pouco melhor

www.copa.com.br/categoria/20/07/2014/jogo-copa-brasil-japao ( informa mas tem outros itens desnecessários )

A url amigável seria exibida da seguinte forma:

www.copa.com.br/jogo-copa-brasil-japao

Não tem motivos de exibir data e categoria em sua URL. No wordpress desative isso e deixe mais amigável.

Use urls curtas, geralmente usando sua palavra chave principal.

Aqui por ex estou usando a seguinte Url: edusouza.com.br/seo-on-page/

Resumindo, deixe o processo para o Google e usuários mais fácil.

Use H2 e H3 no Seo On Page

Use as metatags h2 e h3 ao longo do seu texto.

Tente colocar sua palavra chave ou uma variação dela nessas tags.

Esse subtítulo “Use h2 e h3 no seo on page” é um exemplo de uso correto.

Ele está em h2 e está usando a palavra chave Seo On Page.

Palavra chave no texto

Um bom conteúdo sobre um assunto específico certamente usará a palavra chave e suas variações no texto.

Mas garanta que ela apareça no começo de seu texto, entre as 100 primeiras palavras.

Palavra chave no alt e nome da imagem

Use a palavra chave no alt tag em pelo menos uma imagem.

Por ex: Uma das imagens aqui tem como alt “descrição seo on page“.

Essa mesma imagem tem como nome de arquivo descricao-seo-on-page.jpg.

Faça isso ao menos uma vez em toda página.

Link internos e externos

Linkar para suas outras páginas internas dentro de seu artigo é importante para o SEO.

Além de ajudar a compreensão do próprio artigo, mantém o usuário em seu site.

Quem usa essa técnica com excelência é a Wikipedia.

wikipedia

Já os links externos, para outros sites, devem ser escolhidos os com maior autoridade, sites populares do seu nicho, sites de notícias.

Neste artigo por ex, estou linkando para duas ferramentas do google, e um plugin de autoridade de wordpress.

Não diria pra forçar esses links, internos ou externos, só use se realmente for relevante ao seu conteúdo.

No caso de links externos coloque para abrir em uma nova página, para que o usuário não saia completamente de seu site.

Mídias e listas

Imagens, vídeos, áudios e listas não são exatamente um grande fator para o SEO.

Mas são um fator para retenção do usuário e riqueza do conteúdo.

Use com inteligência esses itens para que o usuário tenha uma melhor experiência com seu conteúdo.

Neste artigo por ex usei no começo uma lista para organizar o conteúdo, assim o usuário pode começar onde desejar.

As pessoas em grande parte são visuais e apenas texto irá espantar uma boa parte.

Mesmo assim, não dependa apenas de um vídeo ou uma imagem.

No caso de um vídeo tutorial, transcreva abaixo o mesmo conteúdo usando imagens e texto.

O mesmo para um infográfico. Dessa forma será melhor para o usuário e para o próprio Google.

Taxa de Abandono e de volta.

A taxa de abandono é quando um usuário entra em seu site e não visita nenhuma página e fecha o site.

A “taxa de volta” é quando ele entra em seu artigo e imediatamente ou depois de um tempo volta a busca do google.

O primeiro item pode ser diminuído colocando links internos no começo do seu artigo.

Já o segundo, depende muito da recepção do público ao seu conteúdo.

Se você perceber que as pessoas estão ficando pouco tempo em seu artigo é hora de rever e mudar.

Para medir esses dados é importante instalar o google analytics em seu site.

Conteúdo é rei?

O conteúdo é rei, afinal sem qualidade você não retém clientes ou seguidores. Dificilmente com um artigo mal feito seu site ficará em primeiro lugar, e se ficar, você estará perdendo a oportunidade de encantar.

A dica aqui é fazer um conteúdo longo e atrativo ao usuários, use o analytics para entender como seu público está reagindo ao que está sendo oferecido.

O conteúdo mais longo tende a ficar mais bem posicionado no google, para palavras mais concorridas tente produzir artigos acima de 1500 palavras.

Botões sociais

Sinais sociais são importantes para a otimização seo de seu conteúdo.

Certifique-se de ter botões bem localizados para que as pessoas compartilhem seu artigo nas redes sociais.

Links quebrados

Não tenha links quebrados em seu artigo, sejam internos ou externos, isso frustra a experiência do usuário e também é mal visto pelo Google.

O link quebrado interno é facilmente resolvido fazendo um redirecionamento 301 ou voltando a postar o conteúdo no local.

Um site não deveria ter 404, mesmo customizado ou bonitinho, 404 é preguiça de arrumar seu site. De qualquer forma tenha um para que esse tráfego não seja desperdiçado e assim que localizar o problema corrija.

Outra forma é já deixar configurado qualquer erro 404 para redirecionar a home.

Não perca o poder de backlinks ou de um tráfego qualificado. Monitore seu site usando o google search console e redirecione esse link quebrado com 301 para o conteúdo relacionado, caso não tenha, redirecione para a página inicial.

O externo, links para outros sites, é ainda mais fácil, você pode retirar ou substituir.

Indexação e Sitemap

Beleza, você fez todos os outros itens certinhos, inclusive os bônus que vem depois desse tópico, mesmo assim precisa verificar se seu artigo está indexado no google ou seu trabalho foi inútil.

Postar não garante que o google irá encontrar seu site e colocá-lo em seu sistema. Para verificar vá na busca do google e digite:

site:www.seusite.com.br/seu-artigo-pagina
google busca artigo

Caso queira saber todas páginas de seu site que estão indexadas digite:

site:www.seusite.com.br
google busca site

Não encontrou? A forma mais fácil de indexar é enviar seu sitemap para o Google Search Console.

2 Bônus especiais

1 – PCS ( Palavras chaves semânticas ) o super poder do Seo on page.

O google para diferenciar e entender do que seu artigo está falando, procura palavras chave relacionadas a principal.

Essas são as PCS e para encontrá-las é tão fácil quando adicioná-las em seu artigo. Faça a pesquisa no google de sua palavra chave e vá até o final da página onde ficam as pesquisas relacionadas.

palavras chave semânticas

Aí estão suas PCS. Use pelo 1 ou 2 em seus artigos, garantindo assim que o google entenda do que ele se trata.

Geralmente pessoas que produzem conteúdo longo usam essas palavras naturalmente.

2 – Velocidade de carregamento, o super poder que o Google confirmou.

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