como escolher palavras chaves

Como escolher palavras chave com 4 ferramentas incríveis!

como escolher palavras chaves

Uma das maiores dúvidas de um blogueiro/marca é como escolher palavras chave para atrair tráfego qualificado.

Um artigo pensando em seo on page deve estar ligado a uma ou mais palavras chave com busca no google.

Para descobri-las existem diversos métodos usando algumas ferramentas. No caso usaremos:

  • SemRush: Ferramenta completa para analise de SEO/SEM.
  • Google Keywords Planner: Ferramenta google usada principalmente para definir palavras chave em campanhas adwords.
  • Keywordstool: Ferramenta focada em busca de palavras chave para google, youtube, bing e etc.
  • Kwfinder.com: Ferramenta para medir a dificuldade de posicionar a palavra chave no google.

Descobrindo as palavras chave

Por ex: Eu defini que quero fazer vários artigos com o tema obesidade em meu blog sobre saúde.

Agora preciso descobrir as palavras relacionadas e que tem busca sobre esse assunto.

Você pode usar o método arcaico de ir no google e digitar obesidade e depois letras como na figura abaixo.

google palavra chave obesidade com C google palavra chave obesidade com D

Ou usar a Keywordtool, que irá facilitar bastante essa busca!

keywordtool.is

Pronto, encontrei 460 palavras relacionadas, mas como a ferramenta é paga ela não exibe o volume de busca.

keywordtool exportar

Por isso vamos exportar essas palavras como excel, clicando em “Export All” e depois “Excel”.

Após isso, usaremos o google keywords para analisá-las (ao menos que você queira assinar a ferramenta).

Depois de exportar o Excel, copie todas palavras e abra o Google Keywords Planner.

Em “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas” clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria” e cole as palavras chave copiadas no excel. Mais abaixo clique em “Obter Ideias”.

Escolhendo palavras chave com adwords keywords tool

Poderá surgir o seguinte aviso.

exibir volume de pesquisa

Isso só quer dizer que ele exibirá apenas as 200 primeiras palavras com mais buscas.

Geralmente será um número até menor que terá buscas de fato e poderão ser usadas para seu artigos.

Clique em “exibir volume de pesquisas”.

As vezes a ferramenta falha, exibindo o erro, e você terá que insistir um pouco até ela mostrar os resultados.

Ela também varia em como mostrar esses dados, as vezes colocando a média de busca e outras vezes um volume exato.

Com isso já tenho diversos artigos possíveis com quantidades de buscas boas.

Google Keyword Planner resultado para obesidade

Geralmente as long tail keywords, que são as frases com 4 ou mais palavras, são mais fáceis de subir como artigos, pois poucos blogs a trabalham focadas.

De qualquer forma, vale a pena criar um ótimo conteúdo para as palavras exatas e com até 3 também, elas geralmente tem mais busca, mas será necessário um trabalho maior de backlinks.

Ensinarei mais adiante como analisar a dificuldade de posicionar seu blog com cada palavra.

Continuando, no caso desse blog sobre saúde eu poderia encontrar diversas possibilidades de artigo buscando palavras relacionadas.

Como: emagrecer, perder peso, dietas e etc.

É só pensar nas palavras relacionadas ao seu negócio/blog e o que digitariam para te encontrar.

Usando sites concorrentes e/ou relacionados para escolher palavras chave.

Caso você não tenha menor ideia de como começar, você pode usar seus concorrentes ou sites relacionados ao seu assunto para descobrir palavras chave.

A ferramenta keyword planner do google pode ser usada também para analisar o concorrente.

Em “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas” clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria” e preencha a aba “Sua página de destino” com o site concorrente.
Mais abaixo clique em “Obter Ideias”.

planner concorrente

Reorganize por média de pesquisa mensal para descobrir as palavras que podem gerar mais tráfego.

Você descobrirá uma gama de palavras chave que você poderá usar para fazer seu artigo.

planner analisando concorrente resultado

SemRush é ainda melhor para analisar o concorrente.

Coloque a Url do seu competidor e clique em search selecionando o google.com.br como ferramenta.

sem rush busca

Você terá diversos dados como quantidade de tráfego orgânico, backlinks desse concorrente e etc.

sem rush analise geral

No caso, vamos analisar as “TOP ORGANIC KEYWORDS”, pois ela dará informações preciosas sobre quais são as palavras chave que estão dando tráfego para o site e por qual artigo.

sem-rush-analise-organica

Nessa versão gratuita vemos as palavras mais buscadas, sendo a própria marca representante de 21% do tráfego do site.

Analisando, vemos também que palavras chave como informação nutricional, tabela nutricional, valor nutricional, tabela nutricional dos alimentos podem gerar um bom tráfego caso trabalhadas.

No caso teriam quase 5000 palavras chave para analisar que geram tráfego a esse site.

Você pode usar essas duas ferramentas ( Sem Rush e Google Keywords ) pegando o endereço exato do artigo do concorrente e com isso encontrar quais palavras-chaves estão levando tráfego para aquele texto.

Pelo fato do SemRush ser pago, para ver toda gama de palavras e analises mais profundas você terá que assinar a ferramenta.

Legal, achei algumas palavras chave, mas como medir a dificuldade?
Como escolher as melhores?

Existem duas formas de analisar a dificuldade da palavra chave. Uma é analisar o perfil dos sites dos 10 primeiros concorrentes, usando diversas métricas.

Eu poderia ensinar essa forma, mas para facilitar a nossa vida, temos novamente uma ferramenta incrível.

Você simplesmente buscará a palavra e ferramenta te dará em níveis a dificuldade de posicioná-la no google.

Entre em Kwfinder.com.

Como exemplificado na imagem, digite a palavra chave desejada, no meu caso será “obesidade grau 1”. Digite “Brazil” como localização e “Portuguese” como língua. E clique em “Analyse”.

analise da dificuldade da palavra chave

O site então exibirá os resultados de competição para a palavra e também algumas palavras correspondentes.

Nessa verão free há a possibilidade de analisar a concorrência para até 5 palavras-chave dia.

Você pode voltar diariamente ou assinar ao menos um mês dessa ferramenta que além de barata (11 doletas mês), sem dúvidas, irá ajudar muito nessa difícil tarefa.

resultado da analise da palavra chave

A ferramenta, usando diversas métricas comprovadas, mostrou que a palavra chave “obesidade grau 1” tem uma dificuldade baixa, exibindo um score de 20 de dificuldade.

Nesse caso eu usaria a palavra “obesidade grau 1”. Além de fácil de subir, tem 1600 buscas mensais, uma quantidade fantástica para uma palavra chave de dificuldade baixa.

Usando esse score como base, avalio que até 20 são palavras com dificuldade baixa e ideais para iniciar seu blog.

Palavras entre 20/30 são possíveis e acima de 40 é necessário trabalhar mais o seu perfil de backlinks para conseguir rankear.

No primeiro momento foque nas abaixo de 20, depois vá trabalhando gradativamente as outras.

Como usar a palavra chave em um texto?

O segundo passo é aprender como usar a palavra chave em seu artigo.

No artigo Onpage Seo mostro a estrutura ideal para um artigo e como usar a palavra chave no texto.

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Abraços!

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